Nos últimos anos, o team building vem ganhando espaço nas organizações, servindo como uma ferramenta para alinhar objetivos, estimular o trabalho colaborativo e desenvolver as relações interpessoais entre os colaboradores de uma empresa.
Para isso, é comum que a equipe saia do escritório e participe de uma série de atividades que não fazem parte do dia a dia de trabalho, como jogos e dinâmicas.
Mas será que você sabe como montar um team building?
Aqui estão algumas dicas valiosas para criar um ambiente propício ao fortalecimento das relações e ao aumento da produtividade.
6 dicas de como montar um Team Building
1 – Experimente atividades novas e externas
A principal dica de como montar um team building está na aposta de atividades diferenciadas para a equipe.
Sair da rotina e explorar experiências externas pode criar uma atmosfera positiva entre os colaboradores e uni-los de maneiras totalmente novas.
Treinamentos realizados fora do ambiente de trabalho, como em sítios, resorts ou aventuras ao ar livre, oferecem uma abordagem mais descontraída do que aqueles que acontecem dentro da empresa, que passam a impressão de algo chato, sério e monótono. Então, por que não sugerir um dia totalmente diferente, pensado em bem-estar?
Essas atividades quebram a monotonia e podem ajudar a melhorar a união do time mais rápido e de um jeito bem natural, do que no dia a dia.
2 – Valorize a comunicação e cooperação
Promover uma comunicação aberta e valorizar os laços entre os membros da equipe é muito importante.
Seja observador, perceba como eles trabalham juntos e estabeleça as melhores medidas para incentivar a comunicação e cooperação entre todos.
O ambiente deve ser sempre positivo e acolhedor, mesmo quando rolar algum conflito, o ideal é resolver de maneira amigável.
Nada de apontar o dedo e fazer críticas. O foco deve ser nas soluções tanto para o momento como para o futuro.
Aliás, perceber que até mesmo os conflitos servem como oportunidades e implementar mudanças em conjunto nestas horas também ajudam a construir uma equipe ainda mais forte.
3 – Desenvolva atividades dinâmicas em equipe
Existem várias atividades que você pode sugerir à equipe para se divertirem e, claro, aprenderem algo. A dinâmica de “duas verdades e uma mentira”, por exemplo, onde cada pessoa escreve duas verdades e uma mentira sobre sua vida e depois espera para ver se o grupo acerta qual é a afirmação falsa, é ótima para se conhecerem melhor.
Atividades desse tipo, assim como outras ideias de integração que você pode encontrar em livros ou na internet, faz com que todos prestem mais atenção em seus colegas.
Muitas empresas também têm adotado a gamificação, incorporando elementos lúdicos de jogos em um contexto do dia a dia. Pode ser algo em que você ganha pontos e troca por prêmios ou benefícios, como um almoço especial ou um day off. As possibilidades são muitas, e com certeza, o engajamento aumenta.
4 – Abandone a postura de chefe e traga à tona a de líder
Não é preciso impor sua autoridade para ser o líder da equipe. Em vez de dar ordens e seguir processos, use a cultura da empresa para orientar e impulsionar as habilidades de todos. Mostre que você é um líder de alta performance sendo comprometido, destemido e inspirador.
Aproxime-se da equipe e esteja aberto a ouvir o que todos têm para falar. Além de promover o diálogo, esteja por perto e sempre em busca de melhorias para a empresa e para a equipe. Sua liderança deve ser uma força transformadora.
Lembre-se, use a honestidade e a transparência para conquistar a confiança do time. Dessa forma, você vai perceber que mesmo quando não estiver por perto, sua liderança continuará sendo sentida e seguida.
5 – Mostre que há espaço para criarem e decidirem
Mantenha um ambiente que estimule a inovação e evite que os colaboradores se sintam travados na hora de criar algo novo. Como líder, sua responsabilidade vai além de simplesmente atribuir tarefas, é crucial envolver a equipe no processo de tomada de decisões.
Abra caminho para diferentes possibilidades e converse abertamente sobre projetos com a equipe. Incentive todos a buscarem soluções junto com você e assim desenvolver suas capacidades para resolver problemas.
6 – Mantenha a energia positiva no escritório
Saber como montar um team building vai além de um passo a passo definido ou uma atividade isolada. A motivação da equipe pode diminuir se as iniciativas de integração forem esquecidas depois de implementadas.
Por isso, é fundamental manter uma atmosfera positiva no ambiente de trabalho e buscar oportunidades para incentivar e conectar todos. Não se limite às oito horas diárias de trabalho, repetindo a mesma rotina todos os dias. Promova momentos descontraídos para celebrar conquistas, discutir novos projetos ou compartilhar sonhos e metas de vida. Evite comparar esses momentos com as reuniões semanais padrão, que muitas vezes são monólogos sem espaço para diálogo genuíno.
Esteja disposto a investir realmente na equipe e, mesmo quando não for possível, valorize o tempo que todos passam juntos.
Os resultados se refletirão em um comprometimento mais forte, melhores relações interpessoais e uma busca constante por desafios e conquistas na empresa.
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