Social Selling: as redes sociais como aliadas no relacionamento com o público

Você já ouviu falar em Social Selling? Este termo refere-se à utilização de redes sociais para criar e manter relacionamentos com o público. Melhorando seu “ranking social”  você poderá, como consequência, gerar mais vendas.

Para aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais é necessário seguir algumas condutas. Primeiramente, deve-se montar uma estratégia para saber como você ou sua empresa poderão utilizarão os canais digitais para atingir as pessoas certas e vender mais. Para isso, podem ser utilizadas diversas ferramentas disponíveis nas redes sociais para ter mais aproximação com o público, desde que se entenda em que canais ele está mais presente e as regras de cada rede para gerar engajamento mais eficaz.

Mas as redes sociais são ferramentas de venda?

A resposta é simples: de maneira direta, não. Mas isso não quer dizer que estas redes não possam ser aproveitadas para vendas, o que, aliás, já é feito por muitas empresas. O objetivo original das redes é incentivar a socialização. Isso quer dizer que a sua empresa precisa se relacionar e interagir com seu público por meio desses canais, pois é isso que as pessoas buscam quando vão ao Facebook, Instagram, e até mesmo ao LinkedIn.

Sendo assim, para que o engajamento com essas pessoas ocorra, é preciso falar a mesma língua que elas, e é nessa hora que é preciso ter uma persona bem alinhada, sabendo quem é o seu cliente ideal. Com isso, suas postagens nas redes sociais devem levar a jornada de compra do cliente em consideração, oferecendo conteúdos relevantes que apresentem seu produto ou serviço e, no caso de um profissional individual, todo o seu expertise em uma área ou função determinada. Cuidado para não fazer com que suas postagens tenham uma abordagem muito agressiva de vendas, pois isso nem sempre é bem visto pelos usuários.

E o que é o Social Selling?

Um dos pontos importantes deste tipo de canal é que as pessoas são mais abertas a deixar claro o que elas querem, por comentários, compartilhamentos e curtidas. Dessa forma, para fazer melhor uso das redes sociais, é preciso ficar atento à forma como seus fãs e seguidores estão agindo por lá.

Saber o que as pessoas andam falando sobre a sua empresa é essencial, o que, para um bom vendedor, ilustra oportunidades para serem exploradas em um discurso de vendas ou abordagem comercial. Tendo essas informações, os representantes de vendas podem adaptar seus discursos para abordarem os clientes e leads de uma maneira mais personalizada e menos comercial, sempre focando na solução que seu produto ou serviço irá trazer.

E é aí que entra o Social Selling, um índice que mede o grau de influência que determinado usuário possui dentro da rede social. No LinkedIn, por exemplo, o Social Selling Index (SSI) aponta o nível de influência de um profissional dentro de sua rede e em comparação com outros usuários que atuem no mesmo setor.

Isso é medido de várias formas: quantidade de conteúdos relevantes postados, interações com outros usuários, insights compartilhados em publicações de terceiros e qualidade das conexões, ou seja, com quantos usuários de setores relevantes você está conectado. Isso tudo é calculado de forma a mostrar como um determinado usuário se comporta dentro do LinkedIn, e também aponta seu grau de importância e influência dentro de seu setor, tornando-o mais apto a consolidar sua marca pessoal e alcançar mais vendas.

É importante lembrar que em redes como o LinkedIn, cada usuário é representante da empresa em que trabalha, e os conteúdos que compartilha podem auxiliar a consolidar a imagem da marca. Outro ponto essencial é que, ao atuar ativamente nas redes sociais, os usuários podem ser procurados para darem mais informações sobre suas empresas e, em alguns casos, até gerarem vendas.

Por isso, é sempre importante manter-se ativo nas redes sociais, pensando em seu público e buscando estabelecer sua marca, além de interagir com outros usuários. Isso também pode ser aplicado para um perfil empresarial, e o resultado com certeza será mais eficaz, assertivo e duradouro, entendendo os consumidores e construindo um forte relacionamento com eles.

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