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Como usar o LinkedIn para melhorar a imagem de sua empresa

Já falamos anteriormente sobre a importância das redes sociais na divulgação de eventos e atividades das empresas e profissionais. Com a atualização constante de softwares e tecnologias, e mudanças nos comportamentos dos usuários, que passam cada vez mais tempo conectados, isto se torna ainda mais relevante. Pensando em empresas e clientes B2B, um dos canais mais importantes é o LinkedIn.

Você sabe como utilizar esta rede para melhorar a imagem de sua empresa? Primeiramente, é fundamental criar uma página – a chamada Company Page – e atualizá-la com informações relevantes sobre o setor em que atua. Além disso, os profissionais podem trabalhar seus próprios perfis para auxiliar a empresa em que trabalham. A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso:

1. Tenha uma rede de conexões importante

Assim como em outras redes sociais, as conexões são parte importante do LinkedIn. Quando se está conectado a pessoas relevantes de um determinado setor, além de acompanhar suas atividades, é possível aumentar sua credibilidade perante possíveis clientes. Para isso é importante:

  • Incluir o endereço de seu perfil em sua assinatura de e-mail e cartão de visitas;
  • Adicione contatos da faculdade, cursos, palestras e trabalho; 
  • Agregue os bons clientes – novos e carteiras mais antigas;
  • Adicione contatos interessantes de grupos do próprio LinkedIn.

2. Compartilhe atualizações interessantes em seu perfil

No LinkedIn é possível compartilhar informações por meio de postagens, mais simples e curtas, ou artigos, mais trabalhados e desenvolvidos. Isso é importante para mostrar seu conhecimento sobre o setor para o qual está oferecendo soluções, e, se o conteúdo tiver sido escrito por você mesmo, o alcance e relevância podem ser maiores.

Mas lembre-se: esse não é um espaço de vendas! Então, procure não compartilhar status pessoais ou relacionados ao seu currículo e perfil. O importante é construir conhecimento sobre a área para gerar interesse nos demais usuários da rede.

3. Aproveite os grupos 

Com o objetivo de melhorar seu posicionamento como fonte de conteúdo interessante, procure participar dos diversos grupos que a rede oferece. Nestes espaços procure:

  • Falar sobre assuntos novos: se atualize sobre o que acontece no seu setor no exterior e no Brasil, descubra as inovações e gere discussões com outros usuários.
  • Lembre-se de manter a frequência: publicar com frequência (semanal, diária, quinzenal) faz com que você ganhe status como influenciador dentro de um grupo do LinkedIn. 
  • Evitar fazer propaganda: se for para oferecer uma solução a alguém que você julga um potencial cliente, faça isso por meio de uma mensagem privada, lembre-se que as redes sociais não são um espaço primário para vendas.

4. Acompanhe possíveis prospects e contate-os quando necessário

Se encontrar um possível cliente ou parceiro, acompanhe suas atualizaçòes e postagens para conhecer mais sobre ele. Quando perceber que ele pode estar disponível para uma abordagem de vendas ou parceria, envie uma mensagem e procure usar seu conhecimento para apresentar sua empresa e oferecer suas soluções.

5. Tenha um perfil completo

Primeiramente, use uma foto profissional, já que, de acordo com o próprio LinkedIn, perfis com foto têm 21 vezes mais chances de serem visualizados, e uma média de respostas de InMail 40% maior. Além disso, também tenha uma apresentação eficaz, que mostre o que você faz, como ajuda seus clientes e no melhor modo de vocês estabelecerem contato. 

Outras informações importantes que devem ser compartilhadas em seu perfil são certificações, apresentações, artigos no próprio LinkedIn ou em outros blogs. Isso mostra seu conhecimento e contribuições para a área.

De maneira geral, o importante é criar conexões duradouras com prospects e profissionais da área, sempre compartilhando informações, notícias e artigos sobre a área e sua empresa, além de participar de grupos para acompanhar o movimento do setor. Lembre-se também de não abordar os usuários de maneira randômica e não fazer SPAM, sempre focando em suas soluções e nos melhores momentos para oferecê-las.

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