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Como montar uma apresentação de sucesso

Em qualquer evento ou reunião, a apresentação comercial é uma ferramenta vital para que o profissional convença seu público e apresentar dados e informações relevantes sobre determinado assunto a fim de fechar uma venda. No entanto, nem sempre é fácil montar uma apresentação interessante e que prenda a atenção do público.

Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para que sua apresentação seja um sucesso!

  1. Conheça seu público: além do nome, cargo, hobbies e outras informações, é importante conhecer as motivações, desejos e necessidades que podem fazer com que seu público contrate seu serviço ou preste atenção no que você tem a dizer. Além disso, é uma boa forma de adaptar seu discurso, gestos e exemplos na hora de apresentar.
  2. Faça apresentações curtas: lembre-se que é comum as pessoas terem rotinas atribuladas hoje em dia e, por isso, apresentações longas de 100 slides são um convite para que seu ouvinte desista antes de começar. Aprenda a ser sucinto e objetivo, construindo uma apresentação de até 25 slides. Caso tenha mais informações relevantes a apresentar e se houver interesse do público em saber mais, envie anexos para aqueles que desejarem. 
  3. Faça links entre suas ideias: pense na estrutura de sua apresentação e em como irá apresentá-la. É preciso ter uma estrutura que faça sentido e termine com o seu projeto sendo o grande fechamento de tudo, a solução ideal que todos esperavam para resolver os detalhes e questionamentos apresentados ao longo dos slides. Lembre-se também de destacar as vantagens que seu serviço irá trazer para os ouvintes.
  4. Esteja preparado para as perguntas: elas sempre podem vir, então ensaie e se prepare para não pagar mico e não saber a resposta para algum questionamento, o que pode demonstrar despreparo sobre o assunto.

Mas e na hora de apresentar? Será que é interessante fazer brincadeiras, dinâmicas ou até mesmo piadas? Esses são questionamentos constantes na mente daqueles que se deparam com este desafio e é importante estar atento a mais alguns detalhes:

  1. Comece quebrando o gelo e preparando seu público, mas não exagere na intimidade. Conduza tudo de maneira agradável para gerar a vontade dos ouvintes em escutar o resto de seu discurso. Alguma informação que você conseguiu ao estudar os participantes da reunião pode ser o gancho, e na hora de se apresentar, não esqueça de falar um pouco sobre o que já realizou para gerar mais interesse e relevância.
  2. É importante sempre relembrar o público dos objetivos de sua apresentação e, caso seja uma reunião mais fechada, do por quê ela está sendo realizada.
  3. Sempre se lembre de deixar sua solução bem clara e mostre todas as vantagens que ela tem a oferecer, bem como o processo pelo qual você passou para chegar a ela.
  4. Ao final, lembre-se sempre de resumir tudo o que foi falado para deixar claro os pontos mais importantes. Lembre-se também de questionar o público, tirando dúvidas e resolvendo eventuais questionamentos que possam ter.

Ok. Mas e o design da minha apresentação?

Sabemos que o conteúdo é o mais importante e que o discurso do apresentador também é um ponto-chave para o sucesso de uma apresentação, mas ter um design agradável e chamativo também pode ser de grande ajuda para apresentar suas ideias e prender a atenção do público. Por isso, também separamos algumas dicas importantes na hora da elaboração:

  1. Evite templates prontos: seja original e crie um modelo próprio, o que reforça a identidade visual de sua empresa/serviço/produto/marca e pode servir de base para apresentações futuras também.
  2. Vá com calma na quantidade de textos: lembre-se que seus slides são apenas um apoio para seu discurso. Por isso, ter muito texto pode roubar a atenção de sua fala e perder a atenção do público. Use bullet points e textos de, no máximo, um parágrafo.
  3. Use cores chapadas: esqueça os degrades e composições elaboradas, elas deixam o design pesado e, da mesma forma que a quantidade de texto, podem roubar a atenção do público.
  4. Preste atenção na tipografia: se sua empresa tem uma tipografia no manual da marca, use-a. Caso contrário, evite letras muito rebuscadas e que podem comprometer a leitura.
  5. Uma imagem vale mais do que mil palavras: Use imagens de boa qualidade e em alta resolução para complementar as ideias dos textos, o que pode facilitar o entendimento de seu discurso.
  6. Cuidado com a leitura do texto: letras escuras sobre fundos escuros podem ficar ilegíveis, da mesma forma que letras sobre fotos e texturas. Se necessário, crie uma caixa com alguma cor neutra para destacar as letras.

Seguindo estas dicas simples sua apresentação poderá ficar muito mais eficiente. Mas lembre-se: quem torna tudo mais interessantes é o apresentador, por isso é importante treinar bastante e saber se adaptar para os diferentes tipos de públicos e questionamentos que podem surgir!

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