O ano já está acabando e 2019 está com tudo aí em nossa porta. Mais do que comprar uma nova agenda, os preparativos para o ano que se iniciará devem vir bem antes da virada. Na maioria das empresas, diversos projetos estão se encerrando também nessa época, mas outros terão continuidade no ano seguinte e é preciso organizar isso tudo! O ideal é começar o ano com o planejamento anual previamente elaborado. É muito importante os gestores e colaboradores iniciarem o ano sabendo para onde vão, que metas e objetivos devem atingir. O planejamento orçamentário, por exemplo, deve ser elaborado em média com 60 dias antes do final do ano.
Separamos algumas dicas para que você não se perca nesse período!
- tem um planejamento do final do ano anterior? Então resgate-o e veja o que foi feito para saber se é possível reaproveitar alguma anotação. Se não houve nenhuma mudança estrutural grande na empresa, é possível que as tarefas de final e início de ano permaneçam muito semelhantes e você economiza tempo ao elaborar um novo planejamento.
- seu trabalho é feito de forma mais individual ou em equipe na maior parte do tempo? Caso você divida muitas tarefas com outras pessoas, vale a pena compartilhar a elaboração desse planejamento de início de ano. Assim, mais cabeças juntas conseguem resgatar mais detalhes de tudo que precisará ser feito.
- alinhe com gestores e supervisores quais serão as prioridades de início de ano. É preciso verificar se existem pendências do ano vigente que serão resolvidas com prioridade e dar destaque a isso.
- além das tarefas mais importantes, amenidades também não podem ficar de fora. Compra de materiais, por exemplo. Alguma manutenção de equipamentos será necessária? Limpeza de ar-condicionado, revisão de computadores e impressoras são itens que as pessoas costumam esquecer no cotidiano e só se lembram quando o problema aparece. Começo de ano é uma excelente época para revisar todas essas questões técnicas para começar o ano com tudo literalmente funcionando.