Começar a organizar um workshop ou curso pode parecer complicado, afinal é necessário convencer as pessoas que elas encontrarão algo que agregue conhecimento, e tenham a certeza de que sairão com algum aprendizado de lá. Por isso preparamos algumas dicas que te ajudarão a tirar do papel a sua ideia de evento.
Primeiramente é importante saber o que é um workshop. Ele nada mais é do que uma aula prática, em que um especialista compartilha os seus conhecimentos com o público. Por ser uma oficina, por exemplo, onde os assuntos são abordados de forma mais prática, sem muito aprofundamento na parte teórica, o que gera uma verdadeira imersão no tema.
Quanto tempo precisa durar um workshop?
O ideal é cerca de 8 horas, com uma pausa para aproveitar um coffee break e relaxar. Mas é importante pensar bem na organização, para que dê tempo de realizar todas as atividades planejadas com calma, de forma que os alunos mantenham o engajamento e a atenção.
Sobre o que devo falar?
Definir um tema é a parte mais importante, ele que dará a essência do evento. Para isso analise algo que seja relevante para a sua meta, mas se mantenha no segmento de atuação da sua empresa. Oferecer algo que estudantes ou profissionais estejam buscando é interessante, e atrai um bom público.
Saiba quem é seu público
Saber com quem você irá falar pode ajudar na escolha do palestrante, por exemplo. Por isso analise bem o perfil de quem participará do workshop.
Pago ou gratuito?
Isso depende muito do objetivo, e do público. Caso seja um workshop que contará com um palestrante conhecido, com um buffet e outros requintes é mais provável que possa ser pago. Mas se o objetivo for gerar buzz para a empresa, divulgar a marca e seu serviço/produto, por exemplo, uma estratégia de mailing de pessoas com determinado perfil ou interesse, convidando para o evento, pode ser a melhor saída.
Dia, hora e local
Pensar nesses três itens é de extrema relevância para a realização de um workshop de sucesso. Para isso analise bem o público, isso ajudará a determinar o perfil de quem irá comparecer para decidir se o evento será ao fim de semana, por exemplo. Outro fator importante é o local, opte por ambientes inspiradores, com um clima mais aconchegante, afinal ninguém quer a sensação de passar o dia em um escritório.
Essas são algumas dicas iniciais para a organização de um bom workshop, ainda tem muito mais para abordarmos sobre o tema, e se você tiver alguma dúvida ficaremos contentes em ajudar.
E se está buscando um espaço com muito verde, luz natural e ideal para a realização de cursos, eventos corporativos e workshops, fale com a gente!