Nas duas casas da Cosy os espaços verdes chamam bastante a atenção de quem passa por aqui. É preciso dedicação e atenção diária para manter tudo bem cuidado: deve-se ficar atento à iluminação, hidratação, possíveis pragas… Parece uma tarefa fácil, mas exige um pouco de conhecimento e prática. Se você quer ter um jardim incrível em sua casa ou no trabalho, não deixe de conferir as dicas que separamos para você!
1. Manutenção
Se você planeja ter um jardim com variedade de espécies e floração intensa durante o ano todo, é preciso cuidar da adubação e do controle de pragas. Se o terreno for grande, também é possível considerar um sistema de irrigação automatizado.
2. Variedade
Em jardins grandes ou pequenos, misturar várias espécies deixa o ambiente visualmente mais bonito e interessante. Além disso, não deixa o ambiente monótono.
3. Porte
Antes de plantar qualquer espécie, informe-se sobre quanto ela vai crescer para não ter de trocá-la de lugar. O fícus, por exemplo, é uma árvore de raízes profundas e invasivas, capazes de estourar tubulações e deformar pisos. Se não abrir mão de plantas assim, cultive-as em vaso, de preferência de concreto armado para limitar o crescimento.
4. Lugar certo
Também é importante levar em consideração o local do plantio. Áreas de circulação, por exemplo, costumam ser estreitas e não combinam com espécies com espinhos e folhas pontiagudas, como iuca, cica e dasilirium. Opte por aquelas que podem ser controladas por poda, como murta, tumbérgia-arbustiva, podocarpo e nandina. Dentro de casa, veja se os vasos não vão atrapalhar a circulação.
5. Vento
Se o jardim está sujeito à ventos fortes, evite o uso de espécies com folhas largas e compridas, pois elas rasgam facilmente. Prefira as mais resistentes, como viburno, agave, cica, dracena, clúsia, orquídea-bambu, mussaenda, vinca, lavanda e zamioculca.
6. Sem rejeição
Fáceis de cuidar, as suculentas são ótimas opções para jardineiros inexperientes. Em geral, esse tipo de planta pede regas semanais, mas preste atenção nos sinais. Se perceber que a planta está murchando, aumente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Importante: a água deve ser direcionada para a terra, nunca para as folhas. Caso a suculenta fique pálida e fina, é porque não está recebendo a quantidade necessária de luz. Para proporcionar o crescimento por igual, gire o vaso de tempos em tempos.
Com essas dicas seu jardim ficará muito mais bonito e duradouro!