Manter os funcionários alinhados com as diretrizes da empresa é essencial para o bom andamento do negócio. Será que sua equipe é competente para desempenhar as tarefas que ela realiza? Separamos algumas dicas que ajudam na prática a elaborar um planejamento de treinamentos!
Um processo de treinamento deve ser dividido em quatro etapas:
- Identificação das necessidades de treinamento
O gestor neste momento precisa ter uma visão clara dos membros da sua equipe para poder identificar as reais necessidades de treinamento. É neste momento que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função. A partir disso o líder começará a construir o que seus colaboradores deverão aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua função com maestria. - Planejamento e programação do treinamento
A partir do momento que as lideranças identificaram as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento irá desenvolver a estrutura conteúdo a ser abordado, de acordo com o público-alvo e da cultura da empresa. Neste momento também definiremos os recursos que serão necessários para atingir este objetivo. - Execução do treinamento
A execução do treinamento é o ápice de todo um planejamento. Se a execução não for bem feita compromete-se todo o programa. Para isso devem-se concentrar esforços para que esta parte do processo seja bem sucedida. - Avaliação dos resultados do treinamento
Indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizações porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas. Com base nestes indicadores podemos elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento.
Exemplos de indicadores que podemos utilizar para avaliar um programa de treinamento:
- índice de satisfação de clientes
- tempo médio de produção
- taxa de assiduidade
- taxa de rotatividade
- taxa de não conformidades
- crescimento de vendas
- aumento de lucratividade da empresa
Para concluir, é bom lembrar que treinamento não substitui o gerenciamento adequado das equipes e cabe aos bons líderes colaborarem para que o aprendizado obtido nos treinamentos seja uma ferramenta efetiva de sucesso.
A Cosy é o melhor local para colocar todas essas dicas em prática!
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