A não pontualidade é um assunto sério em reuniões de trabalho e existem vários fatores que contribuem para isso. Observo que existe o comportamento individual e o comportamento de grupo, que são diferentes entre si.
Por exemplo, conheço pessoas que sempre estão atrasadas para seus compromissos pessoais, entretanto, respeitam culturas empresariais que não permitem atrasos. Ou seja, o comportamento individual neste caso é diferente do comportamento dentro da empresa. Mas haja esforço e foco para desenvolver uma cultura empresarial que não permite o atraso!
Eu tive a oportunidade de trabalhar em uma consultoria que tinha periodicamente reuniões com todos da empresa. Como a empresa cresceu rápido demais, a cada encontro sempre havia pessoas novas e com o tempo a direção da empresa foi percebendo atrasos frequentes. Diante desse cenário e da preocupação clara de que consultores não podem se atrasar nunca para reuniões com clientes, a direção não teve dúvidas: criou mecanismos claros de punição dos atrasados. Todos que entravam atrasados tinham seus nomes anotados e depois tinham que explicar-se pessoalmente ao presidente da empresa, que, claro, os deixava em uma situação muito constrangedora. Resultado: depois de 2 ou 3 encontros, não havia mais atraso.
Além dessa medida, várias outras foram executadas pela direção da empresa: comunicados em mídias internas, muitos feedbacks para muitos consultores todos os dias…foi cansativo (e ainda é, pois a empresa não para de crescer), mas todas essas ações não teriam efeito algum se os seus diretores não fossem exemplos concretos de pontualidade.
Uma vez, em reunião privada com o presidente, presenciei o atraso significativo de dois participantes externos para um café da manhã agendado para as 7:30. Ah, ele não teve dúvidas: depois de 20 minutos, cancelou o café, e ainda disse aos atrasados que esse atraso era uma falta de respeito com o tempo dele, e que isso não seria mais tolerado. Foi duro, mas muito verdadeiro. Eu, que sou pontual por natureza, em qualquer situação, fiquei pensando o quanto me deixava abusar por pessoas que constantemente atrasavam comigo. Foi assim que comecei a colocar limites, dar feedbacks, falar como os atrasos dos outros me prejudicava e isso foi libertador para mim.
Sendo assim, considero fundamental o feedback para pessoas que se atrasam. Acho que é uma das poucas ferramentas que farão com que elas observem seus comportamentos e passem a respeitar mais o tempo dos outros.
E você? É pontual? E a empresa na qual você trabalha? Como funciona?