Não dá mais para pensar em eventos corporativos ao estilo um fala, os outros escutam e tudo acaba ali. Um evento corporativo motivador é muito mais que isso, claro que é um desafio saber engajar os profissionais envolvidos, mas com planejamento e criatividade é possível tornar o evento muito mais interessante.
1. Motive os colaboradores antes do evento corporativo
Preparar as pessoas antes de um evento serve para gerar interesse e entender o objetivo da participação no evento. Essa ação prepara as pessoas mentalmente fazendo com que conheçam a proposta e se tornem menos resistentes.
2. Prepare o ambiente a favor do aprendizado
O ambiente do evento corporativo influencia no aprendizado e desenvolvimento. O ambiente deve ser acolhedor e proporcionar relaxamento para absorver o conteúdo e interagir. Nenhum colaborador iria gostar, por exemplo, de ser intimidado por não saber nada. Nesse caso, é necessário evitar esse tipo de comportamento. O evento corporativo deverá trazer novas aprendizagens a todos partindo do que os participantes já conhecem.
3. Promova a participação ativa
Durante a vida escolar talvez muitos aprenderam que a aprendizagem é passiva e unilateral, um escuta o que o outro fala. Mas as metodologias mais modernas de educação priorizam a construção da aprendizagem. O momento de exposição do assunto continua sendo importante e podendo ser realizado por um especialista participante, entretanto durante o evento é importante abrir espaço para questionamentos, dividir o grande grupo em pequenos grupos de discussão para que cada um, a partir das interações construa seu próprio conhecimento a respeito do tema.
4. Faça do seu evento uma experiência única
Um evento marcante gera uma experiência diferenciada para os participantes e se torna inesquecível em suas memórias.