As pessoas passam, pelo menos, oito horas diárias em seus locais de trabalho. É praticamente impossível conseguir manter todo esse tempo de produtividade sem alguns estímulos no ambiente que possam “levantar” o astral dos funcionários.
Tudo que está ao nosso redor interfere em nós, por isso, com as cores não poderia ser diferente. A Cromoterapia é o estudo das cores e da sua influência nas mais diversas situações cotidianas e é sabido que algumas delas podem estimular ou não a produtividade, por exemplo. Dependendo do tipo de trabalho que se realiza, uma cor ou outra pode ser mais favorável para estar presente em maior parte num determinado local.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar (ou nas cores do arco-íris): vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul marinho e violeta. No entanto, a cartela de cores conhecidas é bem mais ampla e é possível aproveitar as várias sub tonalidades e também brincar um pouco com isso.
Entender o significado de cor e usá-la ao seu favor pode fazer a diferença em seu ambiente de trabalho! Você pode usar as cores nas partes estruturais como paredes, tetos, pias, ou até em móveis e acessórios, como luminárias, mesas, cadeiras, itens de papelaria.
Veja como cada cor estimula um sentido diferente:
Azul: É uma cor que consegue trazer energia, e ainda assim sugerir calma e seriedade ao ambiente. Ótimo para salas de reunião, é importante que o tom não seja muito escuro e também utilizado apenas em uma parede ou detalhes.
Amarelo: é uma cor quente e alegre, pode ser utilizado em ambientes onde exige maior concentração, entretanto, deve ser utilizado em pontos específicos, em alguns detalhes, pois pode se tornar cansativo e angustiante.
Laranja: considerada também cor quente, traz as mesmas propriedades do amarelo, porém num grau mais elevado. Essa cor representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão. Essa cor é ainda um estimulante físico e mental, alargando a mente e abrindo-a para novas ideias.
Verde: utilizado muitas vezes em hospitais e consultórios médicos, o verde em tons claros é escolhido para esses ambientes justamente por trazer calma e tranquilidade. Já o verde em tons escuros pode trazer a sensação de depressão, o que não é muito recomendado.
Vermelho: se utilizado com cautela, pode deixar o ambiente dinâmico e animado, mas nunca em excesso, pode causar estresse, por isso não é recomendado em salas de reunião.
Violeta: Utilizado em pontos específicos, atua diretamente no coração, pulmão e auxilia com problemas na coluna. Estimula a criatividade e faz com que as pessoas fiquem mais calmas. Mas não vá pintar tudo de roxo, senão o efeito é contrário.
Aproveite para usar as cores ao seu favor e melhorar ainda mais o seu ambiente de trabalho!